Brasil Foods Safaris é finalista em prêmio internacional de turismo responsável
Acontece no dia 31 de março, às 17h30, no Inspire Theatre, no Expo Center Norte, em São Paulo, a cerimônia do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America.
Foram mais de 50 inscrições, sendo 38% dos projetos brasileiros e 62% de demais países da América Latina.
De acordo com Gustavo Pinto, coordenador do prêmio e conselheiro do Programa de Turismo Responsável de WTM Latin America, os projetos estão muito bem estruturados e com uma contribuição real para que a indústria do Turismo seja sustentável. “Para selecionarmos os finalistas avaliamos os projetos sobre seis aspectos: conquistas, influência, inovação, impacto para a comunidade local, gerenciamento e sustentabilidade do empreendimento e ou iniciativa e experiência do cliente. O projeto precisa de fato ser viável, original e replicável. Estamos felizes com a aceitação”, comenta.
Nesta edição, entre os finalistas está uma marca sul-matogrossense, a Brasil Food Safaris. A iniciativa consiste em realizar viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia local, escolhendo destinos com relevância cultural e fazendo dos ingredientes e das técnicas de cozinha o principal atrativo. As expedições incluem aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento e compra de ingredientes, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza e pelo ambiente da população local e refeições em restaurantes de chefs renomados. A programação é elaborada com foco no interesse comum dos participantes: a gastronomia.
“Pra nós, que criamos há sete anos as expedições gastronômicas FoodSafaris, um reconhecimento como este só vem mostrar que estamos na direção certa. O turismo vem mudando, nós temos um olhar sempre voltado à troca, à valorização da experiência tanto para o cliente quanto para quem recebe. Somando isto à gastronomia, nosso público dá conta de absorver de forma abundante os traços identitários de um sistema alimentar e da cultura local. Ficamos muito orgulhosos com mais este reconhecimento” afirma o Chef Paulo Machado, criador da Brasil Food Safaris, com o Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, ao lado de Pollianna Thomé, através da operadora de turismo Bravo Expeditions.
O chef foi vencedor em 2015 do Prêmio Dólmã e ganhou o título de embaixador da cozinha brasileira. Em 2018, ganhou o concurso do programa Fantástico com o Melhor Estrogonofe do Brasil, feito com carne de jacaré. Também já promoveu Festivais de Cozinha Brasileira em mais de 15 países e já realizou receitas que se tornaram parte das refeições em atrativos turísticos de Bonito e Jardim, como a Estância Mimosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata.
Confira a lista completa de finalistas abaixo:
Awake Travel (Colômbia)
Awamaki (Peru)
Brasil Food Safaris (Brasil)
Complexo Turístico Itaipu (Brasil)
Corredor Turístico Pájaros Pintados (Uruguai)
Expediciones Sierra Norte, Pueblos Mancomunados (México)
Fundación Teatro del Lago (Chile)
Instituto Costarricense de Turismo (Costa Rica)
La Mano del Mono (México)
Puntacana Resort & Club (República Dominicana)
Reserva Biológica Huilo Huilo (Chile)
Sitios WAO (Venezuela)
Travolution (Chile)
WorldVentures Foundation (EUA – com projetos na Nicarágua)