Neste fim de semana seu destino é Maracaju
Começa hoje e vai até domingo a mais tradicional festa de gastronomia e cultura de Mato Grosso do Sul, a Festa da Linguiça de Maracaju.
Neste ano a festa completa 25 anos de idade. O evento acontece na cidade de Maracaju, sudoeste de Mato Grosso do Sul, há 150km da capital Campo Grande, e conta com diversas atrações musicais, comidas típicas e o tradicional almoço com a linguiça de Maracaju. Neste ano a expectativa é de receber público recorde para os shows de artistas nacionais, como Maiara e Maraísa, e Lucca e Mateus.

A Festa já se tornou patrimônio cultural do nosso estado e todo ano vem atraindo turistas até de outros estados. Os portões abrem as 8h da manhã e fecham ao final do show. sexta-feira com entrada franca, Sábado e Domingo os shows tem ingressos variando de 50 a 200 reais com vendas pelo site www.ingressonacional.com.br
A Linguiça de Maracaju
Iguaria típica da região, a Linguiça de Maracaju, não tem uma idade bem definida, mas ganhou notoriedade através do casal Gerson Alves Marcondes e sua esposa Armezinda Alves Marcondes, que registraram a receita e com isso foi possível a certificação de qualidade e autenticidade do produto.

A origem da Linguiça de Maracaju está ligada à tradição de famílias que colonizaram os campos da serra de Maracaju. As principais famílias colonizadoras vieram do triângulo mineiro e trouxeram a tradição da produção da linguiça caseira, que era feita com carne suína inicialmente e foi substituída pela carne de boi, levando em conta a tradição da pecuária bovina que já predominava em nosso estado. Até hoje a receita verdadeira é feita com laranja azeda (conhecida como laranja brava do cerrado) e temperos totalmente naturais.
Devido à dificuldade de armazenamento e conservação das carnes, as famílias usavam as carnes de primeira, para fazer linguiça e as demais para fazer o charque. Como toda produção era artesanal, toda a carne era cortada à faca, temperada e depois de embutida era deixada por algum tempo para que secasse e assim pudesse conservar por mais tempo o produto. Iguaria de uma simplicidade ímpar, de sabor único e principalmente por ser um produto de origem 100% sul-mato-grossense atravessou as fronteiras do nosso estado agradando o paladar de todas as gerações e também de pessoas dos mais distantes lugares.
O evento é realizado pelo Rotary Club e conta com o apoio da Prefeitura, Câmara Municipal e Sindicato Rural de Maracaju, Governo do Estado, Fundação de Cultura e Escola Paroquial.