MS caminha para autossuficiência em radioterapia
Foi assinada hoje, 14/12, a ordem de serviço para o início da construção do bunker que vai abrigar o acelerador linear do Hospital Universitário de Campo Grande.
Durante a assinatura de ordem de serviço, o governador Reinaldo Azambuja destacou que Mato Grosso do Sul, além de se tornar autossuficiente, terá a maior oferta de serviço de radioterapia (relação ao número de habitantes) do Brasil.
“Nós já entregamos o acelerador linear no Hospital do Câncer, o Ministério da Saúde autorizou o Hospital Regional, que já está em construção o bunker, e hoje assino a ordem de serviço aqui para o HU. É um ganho para a população”, afirmou o governador.
O bunker da radioterapia funciona como uma caixa com paredes de alta densidade para conter a radiação do acelerador linear usado no tratamento do câncer. O investimento previsto é de R$ 6,5 milhões. A obra terá início nesta segunda-feira (17.12) com prazo de sete meses de duração. De acordo com o superintendente do Hospital, Claudio Silva, a instalação do aparelho terá duração de mais três meses e, depois de tudo isso, passará a contar um prazo de 60 dias de credenciamento. A previsão é de que o novo aparelho comece a operar em janeiro de 2020.
Ele também elogiou a parceria com o Governo do Estado. “Estamos mais felizes ainda por receber hoje aqui a mais alta autoridade do Estado, que sempre nos prestigiou. A Secretaria de Estado de Saúde sempre foi parceira nos momentos mais difíceis, abrindo caminho em Brasília para conseguirmos resolver, inclusive, as nossas questões de pessoal. Não só a Secretaria de Saúde, mas a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho que também está fazendo uma parceria conosco, disponibilizando um programa de estagiários aqui no nosso hospital para nos ajudar nas áreas de arquitetura, jurídica e administrativa”, disse.
Mato Grosso do Sul já possui cinco aceleradores lineares em operação e conta com mais dois para serem instalados: nos hospitais Universitário e Regional. Segundo o gerente de projetos do Ministério da Saúde, Ronan Cabral, a construção do bunker no HU faz parte do maior plano de expansão da radioterapia no mundo, que vem sendo implementada no Brasil.