Governador sorteia metade do salário a entidades beneficentes
Na noite desta quarta-feira, 27, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, realizou uma “live” nas suas redes sociais, junto com a primeira dama, para sortear as duas primeiras entidades que receberão 50% do valor do seu salário de governador. Hoje, após o reajuste aprovado pela Assembleia, gira em torno de 18 mil reais.
Em seu primeiro mandato, 2015 a 2018, Reinaldo optou por receber apenas metade do salário do cargo, mas o valor, cerca de 14 mil reais, ficava retino no tesouro estadual e não tinha uma destinação específica, e isso deixou capenga a iniciativa do gestor.
A partir de 2019, a primeira dama sugeriu que a metade dos proventos fossem doados a entidades beneficentes que realizam trabalhos em prol da sociedade de Mato Grosso do Sul. Dando assim uma destinação social ao valor.
Então um levantamento foi feito entre as cadastradas na SEDHAST, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, e se chegou a um número de 69 candidatas. E segundo a primeira dama, o valor doado não terá destinação “carimbada”, ou seja, a entidade não é obrigada a dar uma destinação pré-determinada. Ela pode utilizar para pagar funcionários, comprar mantimentos, contas de consumo, como bem entender a direção das mesmas.
O governador promete fazer mensalmente, durante os próximos quatro anos, o sorteio. Neste primeiro, duas entidades foram sorteadas, referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2019. São elas: Instituto de Acolhimento Casa do Garoto, de Jardim e Associação Crianças do Brasil, de Campo Grande.
O próximo sorteio deve acontecer durante a entrega do cheque às entidades sorteadas.