Economia de MS apresenta sinais de crescimento
Segundo relatório divulgado este mês pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, a economia do Estado emite sinais de recuperação com o melhor resultado na abertura de novas empresas desde 2013, ano em que a economia nacional viveu o melhor desempenho antes de entrar em crise.
O documento mostra que o mês de julho apresentou o melhor resultado mensal de abertura de empresas desde 2013, com 757 novos processos. Na soma de janeiro e julho de 2019 foram registradas 4.196 novas empresas em todo o Estado.
O resultado, segundo o Secretário de Estado Jaime Verruck, pode ser explicado pelas medidas de saneamento financeiro adotadas pelo Governo do Estado, aliadas a uma ofensiva sem precedentes para atração de investimentos, como fatores decisivos para proteger Mato Grosso do Sul da crise nacional e conseguir melhora em muitos aspectos na economia.
“O governador Reinaldo Azambuja adiantou-se na adoção de medidas para corrigir as finanças do Estado, o que só agora o governo federal está fazendo com a Reforma da Previdência, com a MP 881. Além disso, temos um ambiente propício para os empresários interessados em investir. A política de incentivos, a localização estratégica, a logística favorável, nossa vocação para o agronegócio que continua em alta no mundo todo, temos todas essas condicionantes e o resultado vem na abertura de empresas, em postos de trabalho e no crescimento do PIB”, disse Verruck.
Outro fator que justifica o grande número de aberturas de novas empresas, foi a modernização dos serviços da Junta Comercial, a Jucems Digital. A digitalização vem agilizando os processos e contribuindo para o saldo positivo na abertura de empresas, tanto que foram registradas 261 empresas abertas de forma automática de 8 a 31 de julho, quando o serviço online passou a ser oferecido.
A Jucems Digital está em atividade desde novembro do ano passado e permite que serviços como constituições, alterações, extinções e arquivamento de outros documentos de interesse do empresário – além de emissão de certidões – possam ser feitos de forma remota, pela Internet, a qualquer horário do dia. O sistema trouxe agilidade e simplicidade ao processo de abertura de empresas, um antigo gargalo que afetava o setor empresarial e que foi resolvido.
O setor de Serviços liderou o ranking de novas empresas em julho (463), em segundo lugar ficou o setor Comercial com 258 novos CNPJs, seguidos pelo setor Industrial com 36 novas indústrias. Os municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas respectivamente lideram os destinos dessas novas empresas.