Economia de MS apresenta sinais de crescimento

POSTADO EM.: 19 de agosto de 2019 ...
Número de novas empresas abertas em MS mostra recuperação da economia do Estado.

Segundo relatório divulgado este mês pela Junta Comercial de Mato Grosso do Sul,  a economia do Estado emite sinais de recuperação com o melhor resultado na abertura de novas empresas desde 2013, ano em que a economia nacional viveu o melhor desempenho antes de entrar em crise.

O documento mostra que o mês de julho apresentou o melhor resultado mensal de abertura de empresas desde 2013, com 757 novos processos. Na soma de janeiro e julho de 2019 foram registradas 4.196 novas empresas em todo o Estado.

O resultado, segundo o Secretário de Estado Jaime Verruck, pode ser explicado pelas medidas de saneamento financeiro adotadas pelo Governo do Estado, aliadas a uma ofensiva sem precedentes para atração de investimentos, como fatores decisivos para proteger Mato Grosso do Sul da crise nacional e conseguir melhora em muitos aspectos na economia.

“O governador Reinaldo Azambuja adiantou-se na adoção de medidas para corrigir as finanças do Estado, o que só agora o governo federal está fazendo com a Reforma da Previdência, com a MP 881. Além disso, temos um ambiente propício para os empresários interessados em investir. A política de incentivos, a localização estratégica, a logística favorável, nossa vocação para o agronegócio que continua em alta no mundo todo, temos todas essas condicionantes e o resultado vem na abertura de empresas, em postos de trabalho e no crescimento do PIB”, disse Verruck.

Outro fator que justifica o grande número de aberturas de novas empresas, foi a modernização dos serviços da Junta Comercial, a Jucems Digital.  A digitalização vem agilizando os processos e contribuindo para o saldo positivo na abertura de empresas, tanto que foram registradas 261 empresas abertas de forma automática de 8 a 31 de julho, quando o serviço online passou a ser oferecido.

A Jucems Digital está em atividade desde novembro do ano passado e permite que serviços como constituições, alterações, extinções e arquivamento de outros documentos de interesse do empresário – além de emissão de certidões – possam ser feitos de forma remota, pela Internet, a qualquer horário do dia. O sistema trouxe agilidade e simplicidade ao processo de abertura de empresas, um antigo gargalo que afetava o setor empresarial e que foi resolvido.

O setor de Serviços liderou o ranking de novas empresas em julho (463), em segundo lugar ficou o setor Comercial com 258 novos CNPJs, seguidos pelo setor Industrial com 36 novas indústrias. Os municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas respectivamente lideram os destinos dessas novas empresas.

 

 


MAIS POPULARES

UFC Prefeitura 2020
POSTADO DIA : 20 de março de 2019
Marketing povão
POSTADO DIA : 22 de janeiro de 2019