Você conhece o mapa turístico de MS?

POSTADO EM.: 1 de fevereiro de 2019 ...
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de gestão para orientar o desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas.

Segundo documento divulgado pelo Ministério do Turismo em 2016, Mato Grosso do Sul teve seu Mapa Turístico atualizado pelo novo número de municípios turísticos do estado. O mapeamento dos municípios permite direcionamento mais eficaz das políticas do setor.

O mapa do turismo do Mato Grosso do Sul mudou. O estado reduziu de 79 para 47 o número de municípios participantes de suas 9 regiões turísticas. O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.

Este redimensionamento contribui para melhorar a capacidade do Ministério do Turismo de atuar de forma coordenada com os estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

SOBRE O MAPA

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.

CATEGORIZAÇÃO DO NOVO MAPA DO TURISMO

Os 47 municípios do Mato Grosso do Sul presentes no Mapa do Turismo se dividem em cinco categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

São elas:

Os “7 CAMINHOS DA NATUREZA”, ou Cone Sul, com Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Naviraí.

SERRA DA BODOQUENA” engloba Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Jardim Nioaque e Porto Murtinho.

CAMINHO DOS IPÊS” tem Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro e Sidrolândia.

A “COSTA LESTE” é formada por Aparecida do Taboado, Bataguassu e Três Lagoas.

Na “GRANDE DOURADOS” estão Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ponta Porã e Vicentina.

No “PANTANAL” estão Anastácio, Aquidauana, Corumbá, Ladário e Miranda.

Na “ROTA NORTE”, estão Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

O “VALE DAS ÁGUAS” é composto por Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

No “VALE DO APORÉ” estão Cassilândia, Inocência, Paranaíba.

BOA PRÁTICA – O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar o desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.

A atualização vale para o triênio 2017 a 2019, e deve ser atualizada este ano para o próximo triênio.


MAIS POPULARES

UFC Prefeitura 2020
POSTADO DIA : 20 de março de 2019
Marketing povão
POSTADO DIA : 22 de janeiro de 2019
Pacote com iscas
POSTADO DIA : 6 de novembro de 2019