Viola de Cocho é novo monumento de Corumbá
A cidade de Corumbá (MS) ganhou um novo monumento. Trata-se da “Viola de Cocho”, obra inaugurada na última sexta-feira (31), em alusão às comemorações dos 300 anos de Cuiabá (MT) em 2019.
Instalada em frente ao Centro de Convenções, a obra – presenteada pela Prefeitura de Cuiabá – é uma retribuição ao obelisco oferecido em 1919 pelos corumbaenses em homenagem ao bicentenário da capital mato-grossense.
Durante a cerimônia de inauguração, a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna, disse que a peça “emoldura com esplendor o cenário do Pantanal e as curvas do nosso rio Paraguai”.
O monumento VIola de Cocho
A Viola de Cocho serve de moldura à memória ancestral desses 300 anos que nos constituíram como defesa e cerne de uma civilização.
O Tuiuiú, ave símbolo da maior planície alagada do mundo, nos lembra que as águas do Pantanal não separam, mas unem o Mato Grosso (MT) ao Mato Grosso do Sul (MS).Estados siameses em suas tradições e culturas gestadas na coragem indômita dos povos indígenas e no vigor dos brancos e negros que mais adentraram ao oeste da civilização ocidental.
Ao Centro da obra, representações estilizadas dos rios que formam a bacia pantaneira sobressaem como artérias pujantes da integração latino-americana e de ambos estados, celeiros do mundo. Representação dos Obeliscos que unem Cuiabá e Corumbá.
O Cardume nos remete à necessidade de nos mantermos unidos, ágeis vigilantes e com a imprescindível coragem de preservação deste patrimônio natural que antes de pertencer aos contemporâneos, é presente a humanidade futura.
Informações Prefeitura de Corumbá