SES cria sistema de rastreamento e monitoramento de casos confirmados de Covid-19

POSTADO EM.: 23 de setembro de 2020 ...

Realizar o monitoramento diário de pacientes de coronavírus e de seus contatos, a fim de quebrar a cadeia do vírus e diminuir a taxa de contágio no Estado, este é o objetivo do Rastrear, iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que começa no próximo dia 28. É mais uma ação de combate à Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, explica que o Rastrear foi desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). “Mato Grosso do Sul será o único Estado a fazer esse tipo de acompanhamento. O Programa é uma nova estratégia, que estamos lançando com o objetivo de diminuir a taxa de contágio. Essa ferramenta será muito importante para o enfrentamento da Covid-19 em nosso Estado”.

Para o consultor Epidemiológico da OPAS, Rodrigo Said, o rastreamento significa uma identificação precoce dos casos suspeitos ou casos confirmados de Covid. “Vai permitir que tenhamos a localização e a identificação de quem são os seus contatos. A partir dessa identificação, as equipes de saúde vão elaborar uma estratégia de monitoramento diário de aparecimento de sinais e sintomas de Covid.”

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola de Freitas, um profissional da saúde irá fazer o monitoramento diário deste paciente e apurar com quem essa pessoa teve contato. “Os profissionais vão criar uma cadeia de relacionamentos, de contatos, onde o desafio maior será identificar o mais rápido possível uma pessoa contaminada”.

O Programa Rastrear já está em operação e à disposição dos 79 municípios do Estado. “Todos os secretários e secretárias municipais de saúde já passaram por treinamento. Esperamos que com essa nova ferramenta possamos ter certa desaceleração da doença no Estado”, pontua Resende.


MAIS POPULARES

UFC Prefeitura 2020
POSTADO DIA : 20 de março de 2019
Marketing povão
POSTADO DIA : 22 de janeiro de 2019
Pacote com iscas
POSTADO DIA : 6 de novembro de 2019