SES articula ampliação de leitos de UTIs em MS

POSTADO EM.: 1 de dezembro de 2020 ...

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza há uma semana tratativas com hospitais para ampliar leitos Covid de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos hospitais públicos e privados de Campo Grande. A ação de emergência ocorre em razão do expressivo aumento de casos notificados e de internações nos últimos 15 dias em Mato Grosso do Sul.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, viaja essa semana para Brasília para tratar da habilitação de leitos de UTI no Estado. “A abertura de novos leitos na Capital é fundamental para evitar o caos na saúde pública do Estado. Estamos trabalhando para que o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul possa receber mais 20 leitos de UTIs Covid. Também trabalhamos, junto com o município de Campo Grande, para abrir mais 20 leitos de UTIs Covid no Hospital do Pênfigo, único da rede privada que apontou essa possibilidade, considerando que os demais já trabalham no limite de suas ocupações”, destaca Resende.

Na última segunda-feira (30), Geraldo Resende esteve na Santa Casa da Capital, junto com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, para tratar da abertura de 10 novos leitos de UTIs. “Estamos procurando a abertura de novos leitos, quer sejam para Covid ou para retaguarda. Na sexta-feira (27), estivemos no hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul também conversando sobre essa questão que muito nos preocupa”, afirma o secretário.

O secretário explica que, caso não aconteça a abertura desses leitos, será feita a realocação de pacientes da Capital para hospitais das outras macrorregiões do Estado. “Estamos em contato permanente com os secretários municipais de Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas e de todos os demais municípios, onde temos capacidades de leitos instalados. Caso seja necessário, poderemos fazer a realocação destes pacientes para algumas regiões do Estado”, pontua Geraldo.

O secretário ainda reforça outras ações junto ao Ministério da Saúde. “Devemos ir à Brasília (DF) buscar a habilitação de novos leitos de UTIs, mas nada vale, se não tivermos medidas restritivas mais intensas. Com a chegada das festas de final de ano, as pessoas querem se aglomerar, mas este Natal vai ser diferente. É importante as pessoas colocarem isso na cabeça sob pena de termos muitas lágrimas no final do ano”.

Informações SES


MAIS POPULARES

UFC Prefeitura 2020
POSTADO DIA : 20 de março de 2019
Marketing povão
POSTADO DIA : 22 de janeiro de 2019
Pacote com iscas
POSTADO DIA : 6 de novembro de 2019