Um papo com JuSouc

POSTADO EM.: 21 de outubro de 2021 ...

Das riquezas artísticas musicais que nosso Mato Grosso do Sul exala para o mundo, hoje vamos conversar com a cantora e multi-instrumentista Ju Souc.

Batemos um papo com ela pra conhecer mais sobre sua carreira artística e seu trabalho muito respeitado no meio musical. Acompanhe:

MSdoSom – Quanto tempo a música é presença na sua vida?

JuSouc – Comecei na música aos sete anos de idade estudando piano erudito na Escola de Música Filarmônica Villa lobos, desde lá nunca mais parei. Na infância ouvia meu pai tocar teclado em casa. E meu avô, maestro na época, em sua última apresentação entregou a batuta para meu irmão que estava no colo da minha mãe, e eu na barriga dela com mais ou menos seis meses.

 

MS – Qual a sua formação musical? Estudou ou é autodidata?

JuSouc – Tenho Curso Técnico em piano erudito e popular, estudei piano por uma década. Já a Bateria estudei com um professor particular por cerca de três meses. Violão e Guitarra estudei sozinha aplicando o conhecimento de teoria e lendo revistinhas de cifras.

 

MS – Com quais instrumentos se sente mais confortável?

JuSouc – Depende da música, rsss. Na bateria gosto de sons pesados, já piano e violão me sinto confortável tocando mpb e pop.

 

MS – Quando começou a sonhar e planejar a carreira na música?

JuSouc – Foi em 2013, quando participei de um festival de bateristas e no mesmo ano consegui incentivo municipal para gravar meu primeiro disco autoral. Foi quando defini meu nome artístico e comecei a planejar a carreira na música.

 

MS – Foi aí que surgiu seu nome artístico?

JuSouc –  Em 2010 tinha (ainda tenho) uma conta na rede social Twitter, o nome era julianasouc, tudo junto, uma abreviação do meu nome civil (Souza Conceição). Me acostumei com o nome e não havia nada igual. Pedi pra familiares e amigos opinarem entre Juliana SOUC ou JU SOUC, porque precisava de um nome artístico pra me inscrever no festival Batuta!Brasil. A maioria gostou do JU SOUC. Ficou.

 

MS – Quais as suas influências ou referências na música de MS?

JuSouc – Ouvia muita música de variados estilos, lembro das canções do Jerry Espíndola, na minha adolescência era o que mais tocava nas rádios locais. Eu ouvia muito as rádios. Na infância, Paulo Simões. Também ouvia o Bando do Velho Jack, Olho de Gato.

 

MS – Como enxerga o mercado musical na cidade e no estado? (Passado presente e futuro)

JuSouc – Considero a musicalidade muito rica em Campo Grande, e mais ainda no MS. Era pontual a cultura regional, músicas que não tinham influências externas. Graças à internet, hoje temos rap, rock, trap, pop, samba etc.. de muita qualidade. O novo sempre vem e as mudanças são bem-vindas.

 

MS – Seu trabalho já alcançou projeção fora do estado ou do país?

JuSouc – Sim, São Paulo, Brasília e Bahia. Fora do país tem alguns streamings das plataformas de música que mostram países como Alemanha, Nova Zelândia, Estados Unidos. Ainda não fiz shows fora do país.

 

MS – Como enfrentou a pausa da pandemia?

JuSouc –  Aproveitei para gravar músicas novas em meu home studio. No final consegui lançar uma canção em Lo-Fi (Low Fidelity) muito usada nos estilos de Hip-hop. A música se chama “Fórmula” com letra de Jerry Espíndola, música minha. Consegui lançar em agosto e a música ganhou até um clipe com criação e produção totalmente independente. A pandemia deu espaço para novas formas de criação.

 

MS – O que planeja para o futuro?

JuSouc – Lançamento de um DVD/EP, as gravações já estão programadas para início de novembro, acredito que ainda em 2021 teremos novos trabalhos lançados e possivelmente show em 2022 com uma banda muito boa.

 

MS – Como está a agenda de projetos e shows?

JuSouc – 17 de novembro em Corumbá com Paulo Simões, e dias 26 em Dourados, e 27 em Ponta Porã. Também em Novembro ocorrerá a gravação do DVD/EP 2020.1. Em breve divulgaremos a agenda de shows desse novo trabalho nas redes sociais.

 

MS – Em quais plataformas de música seu trabalho está disponível?

JuSouc – Spotify, Deezer, iTunes, YouTube… É pesquisar Ju Souc 😉

 

MS – Quais redes sociais você gostaria de divulgar para nossos leitores?

JuSouc – O site: jusouc.com ; instagram: @soucju ; Facebook: @sigajusouc ; Canal do YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCMcUM83xhohUVSk4RI_rz0A

 

Muito obrigado Ju! Muito legal conhecer mais sobre você e seu trabalho! Esperamos mais informações sobre a agenda de shows pra gente divulgar aqui! Valeeeu!