14 de julho, o Dia da Liberdade de Pensamento

POSTADO EM.: 14 de julho de 2022 ...

Hoje na História (14 de julho) é comemorado o Dia da Liberdade de Pensamento.

A data é comemorada num dia marcante, o qual deu início à Revolução Francesa. No dia 14 de julho de 1789 aconteceu a Queda da Bastilha, que era uma prisão que representava o absolutismo francês.

A queda da Bastilha tornou-se o símbolo do início da Revolução Francesa quando o poder absolutista foi contestado, e o Terceiro Estado rebelou-se contra os privilégios dos outros dois estados componentes da sociedade francesa da época. Iniciava-se então a revolução que marcaria a história da França e teria consequências em todo o mundo.

A Bastilha era uma prisão localizada em Paris onde ficavam os presos políticos, aqueles considerados inimigos do rei francês. Em 14 de julho de 1789, a Bastilha foi tomada pela população parisiense insatisfeita com a crise socioeconômica que a França atravessava no final do século XIX. Durante a invasão, a prisão tinha apenas sete presos, porém servia de depósito de armas e pólvoras. A população revoltosa pegou o armamento e insurgiu-se contra as tropas reais.

O iluminismo posicionou-se contra o absolutismo do poder real e a favor da elaboração de uma Constituição na qual todos os cidadãos fossem iguais perante a lei. Na França pré-revolucionária, não existia a igualdade entre os cidadãos, mas sim privilégios concedidos àqueles que pertenciam às classes superiores. O francês era julgado mediante a sua origem. Essa crise econômica e as ideias contestatórias do poder absoluto colaboraram para que o Terceiro Estado se rebelasse contra os privilégios e as desigualdades de classe.

Dentro desse contexto, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi aprovada. Anos mais tarde, é elaborada a Declaração universal dos Direitos Humanos, o qual contempla o direito à liberdade de pensamento.

Além do conhecimento histórico, esta comemoração traz a oportunidade de conscientizar as pessoas acerca do direito de defender as suas ideias.

Cabe aqui, como nota de rodapé, uma citação de Evelyn Beatrice Hall: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

 

Capa: Demonstração do momento em que ocorreu a Queda da Bastilha. (Wikipédia) 


MAIS POPULARES

UFC Prefeitura 2020
POSTADO DIA : 20 de março de 2019
Marketing povão
POSTADO DIA : 22 de janeiro de 2019
Pacote com iscas
POSTADO DIA : 6 de novembro de 2019